segunda-feira, 14 de março de 2011

AVC: FALTA DE TERAPEUTAS DA FALA ATRASA RECUPERAÇÃO DE DOENTES

A falta de terapeutas da fala nos hospitais públicos atrasa o início dos tratamentos de muitas vítimas de AVC, que só começam as sessões quando terminam o internamento hospitalar e recorrem ao privado, falhando assim um “tempo primordial para o sucesso terapêutico”. A maioria dos hospitais não tem o número de profissionais necessários para responder às necessidades de quem mais precisa. Temos muito poucos terapeutas da fala a trabalhar no SUS. Há vários hospitais que não têm nenhum e outros que têm um terapeuta apenas numa unidade. A intervenção atempada dos terapeutas da fala faz a diferença nos resultados dos tratamentos de vítimas de AVC. De acordo com Catarina Olim, “um doente que sofra um AVC deve começar a intervenção de imediato”, sendo que “o primeiro mês é essencial”.

2 comentários:

  1. Você anda sumida... Cah... estás bem?

    um bj

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Meu pai teve um AVC isquemico em 1.março.11 e desde então nossa vida tem sido uma luta... seu bloq tem me ajudado mto a entender algumas coisas.
    Na ultima TC soubemos que o AVC dele evoluiu do isquemico pra transformação hemorrágica, porém assintomático pq ele continua evoluindo nos tratamentos graças a Deus... Desde que teve alta, em 9.mar.11, está fazendo fisio e fono em casa... q tem me custado mto, mas prefiro vender tudo oq tenho para trata-lo que deixar nas mãos de hosp público... ele ficou com paralisia do lado D e afásico. Está evoluindo bem com os movimentos, mas percebemos que não poder se comunicar direito é oq mais o incomoda e o faz sofrer. Ele está 100% lúcido, entende tudo oq falamos, lê, mas ñ fala direito nem consegue escrever...
    Gostaria mto de sua indicação qto a um neuro pq os q ele tem se consultado onde moramos (Osasco) não tem dado mta atenção a ele e a familia.
    Meu email é o jucyb@hotmail.com.
    Agradeço e parabenizo pelo blog.
    Jucy

    ResponderExcluir