sexta-feira, 18 de novembro de 2011

SALIVA DE MORCEGO PODERÁ TRATAR VÍTIMAS DE AVC

Investigadores britânicos estão realizando testes com saliva de morcegos-vampiro para tratar vítimas de Acidente Vascular Cerebral.
Especialistas do Hospital da Universidade de North Staffordshire, na Grã-Bretanha, estão entre os pioneiros no tratamento de AVC e estão desenvolvendo um novo medicamento que utiliza uma proteína presente na saliva dos morcegos-vampiro para dissolver coágulos no cérebro.
Os cientistas estudam a saliva do morcego-vampiro devido à capacidade que ela tem de tornar o sangue das vítimas, fino o suficiente para que eles possam absorvê-lo.
O novo medicamento derivado da saliva de morcego-vampiro, chamado desmoteplase, pode ser administrado nos doentes até nove horas após o AVC ter sido registado, segundo a BBC.
Atualmente, vítimas de AVC precisam de receber medicamentos capazes de dissolver os coágulos até quatro horas, no máximo, após ter ocorrido o derrame para ter o efeito desejado.
O medicamento já foi testado em duas pessoas e está a sendo considerado, pelos investigadores, como o maior avanço no tratamento de acidentes vasculares cerebrais nos últimos 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário